Para a entrada de animais domésticos em Hong Kong é necessário a apresentação de um Import Permit solicitado com antecedência no AFDC (Agriculture, Fisheries and Conservation Department).
O Import Permit é emitido em 07 dias. Já o Certificado Zoossanitário Internacional expedido pelo governo brasileiro não poderá ultrapassar 14 dias da data de sua emissão.
Cães e gatos serão colocados em quarentena no centro de gerenciamento animal, por quatro meses. Eles também devem ter sido totalmente vacinados antes de chegar a Hong Kong para garantir que tenham anticorpos suficientes e evitar, assim, a propagação de agentes infecciosos.
Animais a partir de 5 meses de idade serão vacinados contra a raiva, na chegada, e, novamente, após a liberação da quarentena.
Recomenda-se a reserva da quarentena com pelo menos 3 meses de antecedência para garantir que seu animal de estimação tenha um lugar.
Procedimentos:
- – Import Permit;
- – Carteirinha de vacinação – cão (antirrábica, realizada com um prazo mínimo de 30 dias, cinomose canina, parvovirose caninca e hepatite infecciosa);
- – Carteira de vacinação – gato (raiva, panleucopenia felina, rinotraqueíte infecciosa, calicivirose e a gripe do gato);
- – Animais com até 06 meses de idade devem apresentar, no mínimo, duas doses das vacinas exigidas. Sendo a última dose com intervalo não inferior a 14 dias e nem superior a 12 meses da data de chegada do animal;
- – Atestado de saúde emitido por um veterinário particular comprovando que o animal está apto a viajar e está livre de qualquer sinal clínico de doença infecciosa, ou contagiosa (validade 72 horas);
- – Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido pelo Ministério da Agricultura brasileiro.
Raças com a entrada proibida: Fila brasileiro, Dogo argentino, Pit Bull Terrier e Japanese Tosa.
No caso de raças com semelhanças físicas, que podem ser confundidas com as acima mencionadas, é necessário apresentar o certificado de pedigree original.
É proibida a viagem de animais com menos de 2 meses de idade, ou fêmeas prenhes com mais de 4 semanas de gestação.